quarta-feira, 10 de março de 2010

Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros tem mais uma biblioteca



A inauguração

No dia 8 de Março, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros inauguraram a biblioteca da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Morais, resultado de uma profícua  
parceria entre as duas entidades. Estiveram presentes no evento o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Beraldino Pinto, o Sr. Director do Agrupamento de Escolas, Dr. Paulo Dias e a Sr.ª Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Maritza Dias.


Coordenadora Interconcelhia;
Director do Agrupamento de Escolas,
Presidente da Câmara

Os alunos do jardim-de-infância e da escola anfitriã do evento presentearam os convidados com algumas actividades criando um ambiente agradável e de grande vivacidade.

As palavras...
A poesia...
A música...

…exprimiram a alegria pela conquista de um espaço de cultura, convívio e lazer.

A construção desta biblioteca na Escola da aldeia de Morais, situada a 20 Km da Escola Sede do Agrupamento de Escolas, é o reflexo do investimento das entidades locais e da Rede de Bibliotecas Escolares na melhoria da qualidade do ensino e da aposta na democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Constitui, além do mais, uma resposta concreta às exigências colocadas pela actual sociedade da informação e do conhecimento, onde a tecnologia se apresenta indissociável da própria aprendizagem e da construção de saberes, num processo de mudança que impõe a adopção de novos serviços e atitudes nomeadamente no âmbito da promoção de novas dinâmicas na área da literacia da informação e do desenvolvimento de competências digitais.
A conjugação de vontades e esforços permitiu a construção de um espaço atraente e acolhedor, dotado de condições adequadas para criar e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida.
A biblioteca tem uma área de cem metros quadrados e foi instalada em duas antigas salas de aula que, depois de intervencionadas, deram origem a um único espaço embora se conservem traços da configuração original, o que oferece alguma individualidade aos dois espaços que a constituem.

A biblioteca, seguindo as orientações da Rede de Bibliotecas Escolares, está organizada em áreas funcionais: acolhimento, leitura informal, áudio e vídeo, consulta e produção multimédia, leitura formal/ trabalho de grupo ou individual e disponibiliza recursos documentais em suportes diversos.
Zona de informática

Zona de údio e vídeo


Zona de Leitura / estudo /
trabalho individual ou em grupo








Zona da "Hora do Conto" e actividades



A biblioteca, porque constitui parte integrante do processo educativo, serve primordialmente os alunos do Jardim-de-Infância e das Escolas do 1º Ciclo de Morais e Chacim, no entanto, estará também ao serviço da comunidade nomeadamente nas pausas e férias escolares.
Cumprida que está a primeira etapa, inicia-se agora um novo caminho: dar vida a este espaço, pois falar de biblioteca é falar de um organismo vivo, activo, fervilhante de actividade e de entusiasmo pelo livro e pela descoberta do vasto Mundo do Conhecimento.

Antes e depois...



Lurdes Benigno
Professora Bibliotecária

Sem comentários: